O Projeto

Videoaulas de Matemática e Física no Ensino Médio

É de conhecimento de todos que, principalmente de escolas públicas, alunos apresentam dificuldades para acompanhar as disciplinas (Matemática e Física) tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio. A falta de conhecimento dessas disciplinas tem gerado consequência:

  1. Alto índice de reprovação nas mesmas.
  2. Excesso de alunos em aulas presenciais.
  3. As reprovações desmotivam o aluno, principalmente no final de formação do Ensino Médio.
  4. Baixo rendimento nas provas do ENEM e vestibulares.

Experiências têm mostrado que orientar o aluno a procurar o professor ou monitor (bolsistas PIBID e/ou estagiários) para tirar dúvidas dessas disciplinas, muitas vezes não é o suficiente, pois muitos não tiveram o conteúdo e não sabem sequer o que perguntar, além da falta de compatibilidade de horários existente entre estudantes e monitores. Orientar o aluno a estudar as coleções de livros dos Ensinos Fundamental e Médio também não tem resolvido, pois ele não sabe por onde começar, tampouco como avaliar o seu conhecimento.

Enumeramos alguns indicadores que são bastante significativos e que justificam nossa proposta de trabalho:

  1. A possibilidade de se ensinar, esclarecer e fundamentar os conteúdos dos ensinos fundamental e médio necessários para o aluno ingressante no curso superior;
  2. Servir como material de apoio para professores das escolas públicas;
  3. Apoiar professores dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas, que por falta de professor com Licenciatura em Matemática, as aulas de matemática são ministradas por docentes com graduação em outras áreas.

Entendemos que a videoaula é uma ótima ferramenta de ensino-aprendizagem e um recurso à disposição por tempo indeterminado que ensina, soluciona dúvidas e permite o entendimento das ferramentas básicas para os cursos de exatas. Além disso, ao ser disponibilizado futuramente em portais e sites educacionais esse conjunto de videoaulas poderá beneficiar todos os alunos dos cursos de exigem conhecimento de Matemática e Física, bem como alunos que estão se preparando para entrar na universidade. Por fim, o material ainda pode auxiliar professores das redes públicas estaduais e municipais de ensino. Essa é uma contribuição bem significativa para aperfeiçoar o ensino da Matemática nessa etapa da educação.